É hora de deixar os julgamentos de lado e abraçar a informação! Não é necessário ter uma centena de relações sexuais desprotegidas para estar suscetível à infecção por HIV ou qualquer Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A verdade é que apenas um único momento de exposição pode ser suficiente. Essa é a realidade que precisamos compreender e compartilhar.
Talvez você esteja se perguntando: “Mas eu sempre usei preservativo, inclusive para sexo oral, que tem um risco baixo para HIV. Isso não me protege?” E a resposta é sim, você está fazendo a escolha certa. No entanto, a ideia aqui não é julgar, mas sim informar.
Mesmo que alguém tenha tido mil relações sexuais com proteção, isso não nos diz respeito. O HIV e as ISTs são condições humanas que podem afetar qualquer um de nós. Independentemente da orientação sexual – seja você gay, bissexual ou hétero. Independentemente da identidade de gênero – seja trans ou cis. Não importa se você pratica sexo todos os dias ou uma vez por ano.
A chave está em adotar métodos de prevenção eficazes, como o uso de camisinha, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e as vacinas disponíveis. Além disso, o diálogo sobre o assunto é crucial. O conhecimento é libertador e pode transformar vidas.
A culpa não leva a lugar algum. Ao contrário, carregar essa carga só aumenta o sofrimento. A sua sexualidade é preciosa demais para ser dominada pelo medo, pela ignorância e pela culpa. Em vez disso, empodere-se com informações, busque compreender os métodos de prevenção e converse abertamente sobre o tema.
Vamos juntos desmistificar preconceitos e tabus. Seja parte dessa mudança, onde a informação e a compaixão prevalecem. E lembre-se, a saúde sexual é um direito de todos, e a prevenção está ao alcance de cada um de nós.
#doutormaravilha #hiv #aids #saudelgbt #lgbthealth #ists #infectologia #infectologista #prephiv #pephiv