O poder do tratamento da AIDS: uma jornada de superação

No Brasil pelo menos 100 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. E com o tempo, podem ter queda da imunidade, adoecer e desenvolver Aids. Então: teste-se. Seja homem ou mulher, gay ou hétero, cis ou trans, jovem ou novo, solteiro ou casado. HIV não é sentença de morte. Tem tratamento gratuito. Você pode viver muito e bem. Mas precisa saber do seu diagnóstico AGORA.

Um paciente que recebe o diagnóstico de HIV na fase de AIDS, muitas vezes precisa de mais cuidados e às vezes é até internado para tratar algumas IO’s (infecções oportunistas), que são aquelas infecções que ocorrem quando a imunidade está muito baixa, até se restabelecer.

Toxoplasmose, tuberculose, pneumocistose, neurocriptococose. É um período muito delicado. Já tive muitos pacientes nessa fase. É emocionante poder estar perto deles diariamente, nas enfermarias e observar a recuperação.

A grande maioria consegue sim se recuperar! Você sabia que com o esquema de tratamento atual em até 6 meses você se torna indetectável?

Tenho visto pessoas que se tornam já em um, dois meses!! Você sabia que o CD4 aumenta geralmente em 80 cópias ao ano? Mas mesmo que ele tenha estado lá em baixo (nadir de CD4), com o tempo, ele pode se recuperar?

Você sabia que com o tempo, as profilaxias (medicações que a pessoa utiliza para prevenir infecções, como o Bactrim e a azitromicina) podem ser retiradas, de acordo com este aumento no CD4? Já tive histórias tristes sim.

De cortar o coração.

Já tive vontade de chorar e desistir às vezes. Mas não desisti. Sabe por quê? Por que meus pacientes não desistem. Meus pacientes com AIDS. Sim, AIDS. Eles e elas são as pessoas mais fortes, mais guerreiras, mais inspiradoras que já pude conhecer na vida.

E é por isso que tento dedicar minha vida a elas. Está passando por um momento difícil? Se acalme. Vai passar! Nosso corpo é sábio.

Várias pessoas estiveram em estado muito grave e estão hoje muito bem. Quando encontro um paciente que esteve internado na rua, vivendo sua vida, rindo, conversando, sempre o abraço e penso: tudo na vida faz sentido agora. Este abraço sela o sentimento melhor do mundo: a esperança.

Pessoas vivendo com HIV são o foco da minha vida.

Você pode se testar na UBS do seu bairro (postinho de saúde), nos centros de referência em HIV (SAE, CR, CTA) e pode até comprar teste de farmácia ou retirá-lo no SUS. Só não pode é ficar sem testar.