Sua sexualidade é linda e deve ser respeitada.

(Texto publicado pela primeira vez em 23 de junho de 2019)

Vocês contam para os profissionais da saúde que vocês são LGBT+? A gente sabe que sair do armário para um profissional da saúde nos deixa bastante ansiosxs, pelo medo de estigmatização, do descaso e até mesmo de maus tratos durante o atendimento. Já vi presenciei cenas tristes nesta minha carreira, que embora curta, está sendo intensa.

Dados mostram que grande parte dos LGBT+ não contam para seu médico fatos importantes sobre sua afetividade, sua sexualidade e sua identidade de gênero. Ficamos guardadinhxs dentro do armário. Infelizmente nós LGBT+ temos uma grande dificuldade para ter um atendimento e um acolhimento em saúde dignos, em comparação à população cis hétero. Sem levar em conta as desigualdades estruturais, raciais, sociais e físicas que envolvem nossas letrinhas. O que acontece com transexuais e travestis pelas unidades de saúde deste país então, nem se fala. Assusta.

Mas é IMPRESCINDÍVEL que o cuidador conheça fatos importantes da vida do paciente, pois como vamos enxergar “o todo” sem saber quem o paciente é, quem ele ama, com quem ele transa ou se relaciona? A visão fica completamente diferente. Precisamos mudar esta situação, educar melhor os profissionais formados e diminuir o estigma em todas as esferas de cuidado.

Não tratamos doenças. Tratamos doentes. Que precisam ser vistos como um todo.

E acima de tudo, tratamos seres humanos, perfeitxs e lindxs em sua diversidade.

Doutor Maravilha é uma tentativa de deixar as pessoas sairem do armário , no momento em que mais precisam de ajuda. De cuidado. De atenção. De ar!

#doutormaravilha#wonderdoctor#saudelgbt#saude#infectologia#infectologista#ministeriodasaude#gay#lesbian#transgender#queer#saudegay#saudelesbica#saudetrans#hiv#aids#gaydoctor#prephiv#pephiv#direitoshumanos#sexismo#racismo#lgbtfobia#ativismo#infectologia#paradasp#parada2019#paradalgbt#gaydoctor
#gaysp

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.