Como funciona o tratamento do HIV em Portugal

Devido aos inúmeros pedidos, vou iniciar uma série sobre o tratamento de HIV/AIDS pelos países mundo afora. Muites seguidores têm mandado essa pergunta devido a viagens e até mesmo por mudanças de país, haja visto que vivemos um momento delicado no nosso Brasil.

Antes de tudo é importante lembrar que devido à uma portaria do ministério as pessoas vivendo com HIV têm direito à dispensação de medicação antirretroviral por 6 meses para viagens. O pedido deve ser feito com antecedência, mediante relatório do seu infectologista. Se possível, leve as passagens comprovando as datas de ida e de volta.

Em Portugal, há um sistema nacional de saúde, o SNS. Ele é o sistema de saúde público português e, nos termos da Constituição é “tendencialmente” gratuito para todos os cidadãos e residentes. A evolução recente do SNS tem, no entanto, contrariado essa gratuitidade com a introdução de taxas moderadoras. Mas quem não pode pagar não precisa pagar. Principalmente em urgências.

É importante que você, antes de mudar, solicite um relatório de transferência de tratamento com todos seus dados (CD4, carga viral, esquema de tratamento e imunizações) para o seu médico. Munido deste relatório e das medicações para 6 meses, você vai procurar o centro de referência em #VIH (lá não se fala HIV 🤓) e agendar uma consulta com um assistente social.

Links:

https://www.gatportugal.org

Ele vai te ouvir, agendar sua avaliação médica e você vai passar a pegar seus medicamentos e medicações por lá. Bem parecido com o Brasil. E de graça. Às vezes o esquema de tratamento pode mudar um pouco, mas geralmente possuem esquemas bem avançados.

Lá distribuem PrEP de graça também. 🙏🏻😍🏳️‍🌈 Não planeje mudanças se estiver na fase de AIDS ou início de tratamento, para evitar riscos. Legal né? Seu sonho de morar em Portugal não vai deixar de ser realizado devido à uma sorologia.

Na próxima semana vou falar da terra dos leprechauns. ☘️ Que país é esse mesmo?

Edit: PB4 é um seguro de saúde gratuito do governo brasileiro firmado com os seguintes países: Cabo Verde e Portugal. Também existe acordo entre o Brasil e a Itália, porém esse certificado tem o nome de IB2.

Com esse seguro, um brasileiro pode ser atendido em hospitais públicos desses países com os quais o Brasil possui acordo e pagar o mesmo valor que um cidadão nativo daquele local.

Até o ano de 2019, os Certificados de Direito a Saúde como o PB4 tinham que ser feitos presencialmente no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, localizado nas capitais dos estados brasileiros. Entretanto, a partir de novembro de 2019, o Governo automatizou o sistema, e agora o PB4 deve ser solicitado online

2 Comment

  1. Orlanda da Conceição chipindo Vidal says: Responder

    Eu preciso de me escrever como fazer sou Angolana acabei de ser diognosticada ,agora ja estou em tratamento mas mas ñ estou a me recuperar o que faço? Por favor ajuda- me

  2. Sou Angolana acabei de ser diagnosticada com hiv ja estou em tratamento mas não estou recuperando como faço

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.