Quem já sofreu com verrugas genitais? Saiba porque também devemos vacinar os homens contra o HPV.

O Human Papiloma Virus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero, pênis e região anal. É uma infecção transmitida predominantemente sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

 

hpv homem
 

Em relação às verrugas genitais, que acometem mais que 10% dos homens, cerca de 90% são causadas pelos HPV 6 e 11.  Ou seja, 90% de verrugas genitais podems er prevenidas com a vacinação!

Estas verrugas são incômodas, podem ser dolorosas, difíceis de tratar e com frequentes recorrências – até 30%. Em estudo realizado na Austrália, no período de 2004 a 2010, em oito serviços de saúde sexual, um autor chamado Donovan encontrou em pacientes novos, 6,7% de verrugas genitais em mulheres e 9,5% em homens.

 Quanto ao câncer, o HPV está relacionado com câncer anal em mais de 80% dos casos, sendo o HPV16 o responsável em 66% e o HPV18 em 5%. Em relação ao carcinoma de cabeça e pescoço, dados brasileiros apontam em 30% a presença de HPV, principalmente 16, e seu encontro em 35% dos cânceres de amígdalas. Nos cânceres de pênis, 40-60% estão relacionados com o HPV.

Além disso, ressalta-se que esse vírus pode atuar juntamente com outros agentes causadores de câncer, como o cigarro e álcool.

                               hpv virus

É importante lembrar que existem grupos especiais que apresentam risco aumentado de patologias relacionadas ao HPV, como os homens que fazem sexo com homens (HSH) e os indivíduos HIV positivos .

No caso dos HSH (Homens que  fazem sexo com homens) ainda não há vacina disponibilizada pelo governo, mas infectologistas recomendam seu uso para grande parte dos pacientes.

                                        no hpv

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

3 Comment

  1. Yan says: Responder

    Olá Doutor! Gostaria de saber como é feito o tratamento de HPV no homem ? Grato pelas informaçoões do site

  2. José says: Responder

    Boa noite! Paciente masculino, HSH, diagnosticado com condiloma anal, papiloma confirmado por biópsia, com duas reicidivas dentro do primeiro mês e segue em tratamento tópico com imiquimode por 12 semanas. As dúvidas são as seguintes: ainda vantajoso fazer uso da vacina, mesmo pós-infectado? Há algum exame para "screening" para carcinoma anal? 

  3. Anônimo says: Responder

    Tenho a mesma dúvida. Gostaria de saber se ainda deveria tomar a vacina mesmo não tendo tido recidiva desde abril de 2014. E já tenho 28 anos. E onde procurei, o laboratório só dá a vacina em pacientes de mais de vinte e seis anos com receita médica.

Deixe uma resposta